LUIZE VALENTE é escritora, publicada no Brasil, Holanda e Portugal, e premiada documentarista. Formada em Jornalismo, pós-graduada em Literatura Brasileira pela PUC/RJ, é apaixonada por História, com especial fascínio por temas ligados ao judaísmo e aos refugiados em tempos de guerra.

É autora, com Elaine Eiger, do livro Israel: Rotas e Raízes (1999) e dos documentários Caminhos da Memória: A Trajetória dos Judeus em Portugal (2002) e A Estrela Oculta do Sertão (2005), ambos exibidos em vários festivais no Brasil e no exterior - como a Mostra no Lincoln Center, em Nova York, e nos Festivais de San Diego, Jerusalém, entre outros - e na televisão, constituindo importantes inventários do Judaísmo no mundo. Com o primeiro ganhou o Prêmio de Melhor Direção de Documentário no New York Independent Film Festival 2003 e com o segundo o Prêmio de Melhor Documentário no Festival de Cinema Judaico de São Paulo 2005 .

A partir de 2012, envereda pela escrita ficcional, publicando na Editora Record o romance histórico O Segredo do Oratório (2012), com o qual foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura em 2013. Já na sua 4ª edição no Brasil, foi traduzido e publicado também na Holanda pela Nieuw Amsterdam (2013).

Em 2015, foi lançado, igualmente pela Editora Record, seu segundo romance histórico, Uma Praça em Antuérpia (já na 3ª edição), o qual também atravessou o Atlântico: a edição portuguesa ficou a cargo da Editora Saída de Emergência.

Em 2016, escreveu a peça teatral O Mundo Indecifrável, a ser dirigida por Gilberto Gawronski.

Em 2017, lança seu terceiro romance histórico, Sonata em Auschwitz, também publicado pela Editora Record e com edição previamente vendida para Portugal, pela Editora Saída de Emergência, prevista para janeiro de 2018.

Também em 2017, os direitos de adaptação cinematográfica e televisiva de seus dois primeiros romances, O Segredo do Oratório e Uma Praça em Antuérpia, foram adquiridos pelos produtores Breno Silveira (diretor de "Dois Filhos de Francisco" e "Gonzaga: de Pai para Filho") e Paula Fiuza (diretora do documentário "Sobral").

Como jornalista, Luize atuou por mais de 25 anos na televisão cobrindo assuntos internacionais, na GloboNews, na TV Globo, na Bandeirantes e no GNT.